Os novos profetas dos tempos modernos - Jayme Fucs Bar

04-03-2011 01:16

 

Os novos profetas dos tempos modernos

 

Jayme Fucs Bar

2010

 

Nestes novos tempos modernos, onde o tema da exclusão social e econômica, se torna cada vez mais preocupante a âmbito mundial, onde os números dos relatórios mundiais surpreendem a previsão otimista dos anos anteriores, que a nova economia global, levará a sociedade humana a um processo de socialização das riquezas, da tecnologia e do conhecimento.

Os atuais relatórios das organizações mundiais, ONU, UNICEF mostram um quadro bastante diferente, e até arrepiante para toda a humanidade.

 

Hoje nestes novos tempos modernos se pergunta Quem realmente importa sobre esses dados? O que importa que existe 828 milhões de seres humanos com fome crônica e outros 2 Bilhões de desnutridos? Quem vai assumir as responsabilidades e tomar atitudes para os mais de 3 Bilhões de seres humanos que vivem, e ganham menos de 2 dólares por dia? Quem deverá tomar uma providência para os 1300 Bilhões que ganham um dólar diário?.. Quem ira chorar e se lamentar pelos 8 milhões de seres humanos que morrem anualmente por causas evitáveis, entre elas 1.700.000 crianças por falta de vacinação?

Nesta realidade global de disparidades sociais e econômicas, falta a presença dos profetas, como Jeremias, Amos, Zacarias, Moshe, yoshua e outros para denunciar nas praças publicas, e enfrentar sem medo a imoralidade social e econômica regida pelos senhores poderosos desse mundo.

Foram eles os profetas que entenderam já em seus tempos, que o conceito dito por Maimonides “Eu creio com fé absoluta que o Criador, bendito seja seu Nome, é o único e não existe, de maneira alguma outra Unidade como Ele e Ele foi, Ele é Ele será". Esse conceito como bem explica a base dos princípios dos profetas, Isso quer dizer, que Todos os seres humanos são iguais nos mais amplo transcendente, somos iguais desde a sua origem somos iguais na responsabilidade uns com os outros,somos uma mesma unidade,um mesmo criador, um UNICO (Adonai) Senhor que ama todos seres vivos, que faz a vida de todos e de tudo sagrada, independente da raça,da cor, da religião ou da nacionalidade de cada um .

 

Essas perguntas a esses conflitos da humanidade deverá ser uma preocupação central de todo homens e mulheres de bem, ele deverá se preocupar de forma profunda sobre essa realidade imoral, profundamente preocupante para todos aqueles que acreditam na paz, na solidariedade e na humanização do planeta.

 

 

 

 

Nestes novos tempos modernos ser um homem ou uma mulher de bem é procurar no seu interior a neshama (o espirito) dos profetas, Fazer esse espírito renascer mais uma vez para a humanidade, reivindicar e denunciar os direitos de todos os seres humanos a educação, a saúde, a bem estar social, nessa mesma neshama (o espirito) dos profetas que devemos assumir hoje em defesa aos excluídos e oprimidos e exigindo e lutando por uma sociedade mais solidaria, mais justa, mais democratica.

 

Os Profetas que em sua época, não somente direcionaram suas manifestações contra os soberanos, seus gritos de justiça e igualdade, foram dirigidas tambem para toda a sociedade humana, eles reivindicaram sem medo o legado do todo poderoso que é o direito a vida com dignidade, exigiram mudanças e reformas sociais,e sobretudo pregavam a base do ensinamento do todo-poderoso de fazer em pratica o " Tikun Adam, Tikun Olam " isso quer dizer restaurar o ser Humano, para restaurar a Humanidade " .

A neshama (o espirito) dos profetas existente dentro de cada um de nos, e será dentro dessa realidade pós moderna, globalizada, que cada um de forma individual, deverá despertar esse espirito dos profetas, adormecido dentro de nos.

 

Deveremos exatamente como os profetas, assumir a consciência das responsabilidades humanas, educando as novas gerações para a esperança de uma sociedade humana possivel de se viver  num mundo melhor.

 

 

Contacto

FUCS BAR

jfucs@netvision.net.il

Kibbutz Nachshon Israel 99760

00972 507677948

Procurar no site

FUCS BAR Turismo Educativo© 2010 All rights reserved.

Powered by Webnode