Um Pouco Sobre alguns valores de Sucot - Jayme Fucs Bar

11-03-2011 12:11

 

Um Pouco Sobre alguns valores de Sucot

 Jayme Fucs Bar

Sucá é derivada da palavra  schach que, em hebraico, significa cobertura, relembra os 40 anos de êxodo dos judeus no deserto após a sua saída do Egito. Este foi um período em que o povo judeu não tinha terra própria, nem solo cultivável e sendo assim foi um povo nômade que viveu em cabanas frágeis e temporárias.

A Sucá tambem simboliza a fragilidade da vida , a simplicidade e a necessidade de uma vida mais modesta menos individualista, menos consumista e competitiva, nos lembrando da fragilidade dos bens materiais e do nosso afastamento da natureza.

A sucá erguida ao ar livre é constituída de folhagem,  onde possamos ver o céu e as estrelas. Ela devera ser construida pelo trabalho conjunto do grupo, da familia ou comunidade. Esse Ato de Costruirmos Juntos a sucá nos relembra a necessitade da ajuda mutua, onde o Talmud nos explica que o mandamento da sucá, Taassé veló min Heassui o que quer dizer, em hebraico: faça você mesmo as coisas e não espere que os outros as façam por você! Ou melhor não fique de lado olhando as coisas acontecerem assuma responsabilidades e “mão na massa”!

A Festa da Sucá é a base do judaísmo pratico, que não se concretizada com pensamentos e palavras, mas apenas com atos, onde devemos juntos produzir com nossas mãos não somente valores materiais, mas também produzir  sociedades humanas, Estado Judeu, Comunidades judaicas  de principios praticos de moral,ética, e de respeito a liberdade do outro.

Sucot também é conhecida como a festa da colheita porque coincide com a estação das colheitas em Israel, quando chega a chuva que traz a tão preciosa e esperada água , representando a vida de todos os seres desse planeta. Sucot comemora o final do ano agrícola, começo do outono, onde colocamos em nossas sucot um  ramalhete com 4 espécies de planta que simboliza  o que somos em nosso  interior  humano .

Etrog ( fruto Cítrico) Representa a Inteligência do ser Humano

Lulav ( a Palmeira) Representada a bondade e o amor oculto em cada ser Humano

Hadas ( a Mirta ) Representa a Carência Humana e o mêdo ao desconhecido.

Arava (o Salgueiro ) Representa  as dificuldades  humanas por sermos seres incompletos,inacabados.

Estas 4 espécies de plantas juntas e unidas faz  Sucot uma festa judaica de grande importância, pois é a festa que valoriza a vida, a natureza, e procura refletir sobre a liberdade do interior humano. Essa é também a festa que nos aproxima um pouco mais da essência do que seja D"us ,  que esta dentro de cada um de nos, dentro da na natureza, dentro de  tudo que seja vida , porem  os frutos  das esperanças, da paz, do fim da violência, da solidariedade e justiça serão somente colhidos em função dos nossos atos  humanos.

Chag Sameach!!

Jayme Fucs Bar

 

Contacto

FUCS BAR

jfucs@netvision.net.il

Kibbutz Nachshon Israel 99760

00972 507677948

Procurar no site

FUCS BAR Turismo Educativo© 2010 All rights reserved.

Powered by Webnode